O REI E A CAMISA


(Estava lendo o livro das virtudes, um tema me atraiu muito pela riqueza que é tratada a relação do homem com a felicidade)

Certa vez, um rei adoeceu gravemente. À medida que o tempo passava, seu estado piorava. Os médicos e os sábios tentaram de tudo, mas nada parecia funcionar. Estavam a ponto de perder a esperança, quando a velha criada gritou:- Eu lhes mostrarei como salvar o rei. Se vocês puderem encontrar um homem feliz, tirar-lhe a camisa e vesti-la no rei, ele se recuperará. Então, o rei enviou seus mensageiros. Eles cavalgaram todos os cantos do reino e não encontraram um homem feliz. Ninguém estava satisfeito, todos tinham uma queixa.- Aquele alfaiate estúpido! - ouviram um homem rico dizer. - Fez as calças muito curtas! E a propósito, a comida está péssima! Este cozinheiro não consegue fazer nada direito?- O que há de errado com os nossos filhos? - resmungou o moleiro para a esposa. - Eles nunca fazem o que mandamos! Não ensinam boas maneiras na escola? E fazem tanto barulho! Mande-os brincar lá fora!- Meu teto está vazando - reclamou o artesão. - Isto não pode acontecer! O governo não pode fazer alguma coisa?Os mensageiros do rei não ouviram nada além de queixas e lamentações, aonde quer que fossem. Se um homem era rico, não tinha o bastante; se não era rico, era culpa de alguém. Se era saudável, havia uma sogra indesejável em sua vida. Se tinha uma boa sogra, a gripe o estava acometendo. Todos tinham algo do que reclamar. Finalmente, uma noite, o próprio filho do rei, ao passar por uma cabana, ouviu alguém dizer:- Obrigado, Senhor! Concluí meu trabalho diário e ajudei meu semelhante. Comi meu alimento e agora posso deitar-me e dormir em paz. O que mais poderia eu desejar? O príncipe exultou por ter, afinal, encontrado um homem feliz. Mandou que levassem a camisa do homem ao rei e pagassem o quanto pedisse. Mas, quando os mensageiros do rei foram à cabana despir a camisa do homem feliz, descobriram que ele era pobre demais e sequer possuía uma camisa.


BENNETT, W. J.

Comentários

Linda,linda história!!!Podemos ser felizes com tão pouco....

Beijos,sem camisa!!!Sonia Regina.

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher Abstrata

EIS UM ÓTIMO DIA PARA CONTAR AS NOVIDADES.

O MUNDO É FEITO DE DIVERSOS TIPOS DE MULHERES...