LENDA URBANA


LENDA URBANA
Sabe estas historias que vão sendo divulgadas principalmente de forma oral, de geração para geração?
Quando éramos crianças críamos nestas lendas ainda hoje há quem acredite, mas geralmente é na infância que elas ficam marcadas.
A lenda também servia para os adultos se divertirem um pouco, rindo das crianças ingênuas que acreditavam naquilo que lhe contassem.
Muitas das lendas urbanas são, em sua origem, fundamentada em casos reais ou ansiedades legítimas, mas, geralmente, acabam alteradas ao longo do tempo.
A nossa natureza fantasiosa nos levam a criar muitas lendas.
Algumas lendas urbanas:
A Bruxa
A Bruxa dos medos infantis só aparece nas ameaças noturnas quando a criança teima em não dormir. É um mito comum em todo Brasil, e ora se confunde com a Cuca, ou outras figuras da noite, usadas desde os tempos antigos para controlar crianças inquietas.
O Zumbi
Interessante mito do nosso Folclore, que algumas vezes se confunde com o Saci, ou mesmo com o Herói que liderou a rebelião dos Palmares Alagoanos. É um mito que explica inclusive de onde surgiram algumas expressões importantes do nosso vocabulário.
A Cuca
Embora a maioria a identifique como uma velha enrugada, de cabelos brancos e assanhados, muito magra, sempre ávida por crianças que não querem dormir cedo e fazem barulho, há muito mais por trás desse curioso mito de nossa cadeia folclórica.
A Lenda do Curupira ou Caipora
Personagem protetor das florestas e dos animais e tem os pés ao contrário. Dizem ser originária do Sudeste, mas, na verdade por ser um mito comum em
todo o mundo é comum também em todo Brasil, com pequenas variações entre regiões.
O Boi-Tatá
Animal extraordinário que vive nos rios e tem os olhos de fogo. Este mito, apesar de muito comum entre os índios, ocorre em todo país e na América do Sul e Central.
A Matinta-Perêra
Misteriosa criatura, ora pássaro ora gente, que vive nas matas. Embora, muito comum nos estados da Região Norte, é conhecido no País inteiro, já que é uma variação da Lenda do Saci Pererê e do Caipora.
O Lobisomem
Criatura, metade homem e metade lobo. De acordo com a lenda se alimentava de crianças. Lenda Européia, mas hoje comum em todo mundo.
A Mula-sem-cabeça
Uma estranha aparição que corre pelas ruas dos pequenos povoados assustando todo mundo. Dependendo da região, ela pode ou não ter cabeça.
A Mulher da Meia Noite
Aparição na forma de uma mulher jovem e bonita, que encanta a todos e desaparece na porta dos cemitérios. Eis um mito que ocorre nas Américas e na Europa, com relatos desde a Idade Média. O personagem pode variar de um País para outro.

Comentários

Angela,adorei o assunto!!!Sou membro do site Café História e em outubro me envolvi numa discussão em que eu rejeitava os festejos do hallowen,como sendo um americanismo ,no que fui censurada,pois argumentaram que servia para trabalhar o medo nas crianças.Então argumentei que isso poderia ser trabalhado com lendas e mitos brasileiros.

Peço licença para publicar o seu texto no referido site(com os devidos créditos),porque na ocasião a última palavra foi deles e até hoje não me conformei.Nossa cultura é tão rica que penso não haver necessidade de importarmos culturas estrangeiras,até porque o retorno não existe da parte deles.

Aguardo sua autorização!

Puxa eu falo de gastar,rsrsr!

beijos!Sonia Regina.
Ângela disse…
Claro que autorizo Sonia, autorizo e fico toda boba.
Obrigada.
Beijão
Angela

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher Abstrata

EIS UM ÓTIMO DIA PARA CONTAR AS NOVIDADES.

O MUNDO É FEITO DE DIVERSOS TIPOS DE MULHERES...