NÃO POSSO FAZER ESSA DESPESA


Há alguns anos, quando as vendas de automóveis caíram muito, um vendedor conhecido meu teve a sua renda drasticamente reduzida. Outros teriam continuado a manter o padrão de vida a que estavam acostumados, lançando mão de empréstimos. Mas aquele homem não se envergonhou de dizer: ?Não posso fazer essa despesa.? Ao filho e à filha adolescentes ele informou que não poderiam ir passar o verão onde tinham estado nos últimos quatro anos. Declarou que, em vez disso, a família passearia pelas montanhas, carregando às costas os víveres e os cobertores, pernoitando em abrigos modestos para excursionistas.
E, no inverno, pai e filho apreçaram o material necessário para a excursão, concluindo que era demasiado custoso, e passaram umas dez noites trabalhando em casa para fazerem eles próprios aquilo de que a família precisaria para a excursão. A mãe e a filha planejaram um cardápio em que entrou arroz, feijão, farinha de trigo e outros alimentos não deterioráveis e de pouco peso, em lugar dos enlatados de alto peso.
A família acabou divertindo-se só com a idéia de gastar o mínimo no passeio, partindo de que ?não podiam fazer essa despesa.?
Em anos subseqüentes a família tem tido meios para dar-se ao luxo de hospedar-se em colônias de veraneio, mas as crianças têm dado preferência àquele sistema de férias econômicas.
-- Creio que a nossa família nunca esteve tão unida - comentou comigo o seu chefe, há pouco tempo - Aquele ano de maus negócios não nos ensinou apenas a poupar dinheiro. Fortaleceu-nos o caráter.
"Não podemos fazer essa despesa" é uma frase que deveria fazer parte da educação de todas as crianças. A que nunca ouviu tais palavras e jamais foi compelida a sujeitar-se ao que elas traduzem, foi sem dúvida uma criança defraudada pelos próprios pais.
Assim como o exercício fortalece o corpo, a frugalidade fortalece o espírito.
(Trecho extraído do exemplar de março de 1965, da Seleções do Reader's Digest)

Comentários

Quando falta o supéfluo há que se ter criatividade e a vida se torna mais interessante,pois a beleza maior é a das pequenas coisas.

Excelente texto!!!

Um beijo "econômico"!Sonia Regina.
Tem um selinho da Amizade lá no meu blog para você!

Beijos!Sonia Regina.

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher Abstrata

EIS UM ÓTIMO DIA PARA CONTAR AS NOVIDADES.

O MUNDO É FEITO DE DIVERSOS TIPOS DE MULHERES...