O QUE SE PASSA COMIGO?




O que há em mim é, sobretudo cansaçoNão disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.

A subtileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto alguém.
Essas coisas todas.

Essas e o que faz falta nelas eternamente;
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço, cansaço.

Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada -
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser…

E o resultado?
Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto…
Para mim só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço.
Íssimo, íssimo. íssimo, cansaço

Álvaro de Campos

Comentários

Unknown disse…
o cansaço psicologico é dos piores minha querida!!!
descansa essa cabecinha se conseguires e vais ver que tudo melhora!!!

beijos meus
Anônimo disse…
Angela,que texto profundo e reflexivo postou hoje!Realmente esse cansaço leva a uma atitude interna e gera mudanças dentro de nós!Maravilha,menina!Bjs,
Graça Pereira disse…
Poesia bem escolhida e ele é fantástico! O nosso cansaço espelhado, pintado, tal como nós o sentimos... e ás vezes, faz-nos bem gritar: estou cansada! Depois, respiramos fundo e pé na estrada que já se faz tarde!!! Beijos, minha linda, Graça
FOTOS-SUSY disse…
OLA ANGELA,MAGNIFICO TEXTO,GOSTEI MUITO...CONTINUACAO DE UM FELIZ DIA ...
BEIJINHOS!!!

SUSY
Alvaro Oliveira disse…
Olá Angela

Adorei imenso este postlindissimo.

Beijinhos

Alvaro
angela disse…
Angela
Tem momentos que é assim mesmo, um infinito cansaço, uma impossibilidade de se mover de tanto cansaço, mas ainda bem que os desejos se movem independentemente de nos e de repente o cansaço se foi.
Beijos querida
QUERIDA ANGELA, BELO POEMA... OBRIGADA PELA PARTILHA AMIGA... ABRAÇOS,
FERNANDINHA
M. Nilza disse…
Lindo demais..fui lendo e admirando cada palavra que aparecia, até que cheguei ao "autor" tinha de ser né?

Amei
Beijos
Hugo de Oliveira disse…
"Há sem dúvida quem deseje o impossível"... é minha cara. Eu vivo desejando o impossível e conquistando. É o que sempre fortalece a minha alma.


abraços

amigo,

Hugo
Daniel Costa disse…
Angela Guedes

Escrever que o poema é profundamente interesante, seria um redundâcia, antes dizer que a opção da bloger é óptima.
Angela, sempre que o desejes, podes passar no meu "departamento" - amigos selinhos - ir linkado algum.

Daniel
Leonor Varela disse…
Obrigado pela visita
Hoje um pouco mais tarde mas nunca esquecida...

Se sentires o perfume de jasmim...
Ou qualquer coisa assim...
Saiba é minha mensagem...
Tentando te conquistar...
Tentando te buscar...

Um beijo
Infinitamente lindo, e cheio de poesia....
Seu blog continua lindo!!!!
Beijosss
Este cansaço só aparece para quem deseja o que é normal,tudo que é possível e não vê acontecer!!!

Lindo,lindo,lindo!!

Um beijo descansado!!!

Sonia Regina.
EDUARDO POISL disse…
FELICIDADE!

Quando o vento bater à sua porta,
Abra devagar,
Para deixa-lo entrar
Pense quanto de bom poderá receber,
Se estiver pronto para tal,
Mas as conquistas diárias
Estamos sempre apostando tudo
e a cada recomeço,
Percebemos, o quanto é gratificante,
Estar pôr perto de quem se gosta de verdade,
Sua simpatia,
Corresponde o momento de felicidade
e transborda de alegria
o coração de quem recebe.

(Roseli Alcântara)

Desejo toda a felicidade neste final de semana,
Um grande abraço.
Alvaro Oliveira disse…
Olá Angela

tem selinho para si no meu blog, ao cimo da barrab lateral -BLOG
DE LUZ.

Beijinho

Alvaro
J Araújo disse…
O poema fala de cansaço; não sei se cansaço físico; mas o pior dos cansaços que é o cansaço mental.

Bom final de semana.

Bjss
Unknown disse…
Estava com saudade de vir até aqui no seu cantinho.
Fiquei fora por uns dias e não tenho visitado os blogs.
Só queria te dizer que vir aqui só me deixa feliz, encontro sempre algo enriquecedor.

Beijos.
Sergio disse…
de a poco y por amigos de blog es toy aprendiend a entender el portugues y leerte fue un placer SERGIO
Cansaco também faz parte da vida vivida. Melhor do que o cansaco é a solucao que achamos para sair dele. Basta a cada dia o seu mal.
Também é bom saber que todos nós cansamos e que nao somos diferentes de ninguem. Até nisso Deus foi sábio.
beijo
Maria Emília disse…
Este poema de Álvaro de Campos é fantasticamente belo. Como grande génio que era, Fernando Pessoa foi sempre um insatisfeito em busca do infinito. E na verdade, o infinito era ele.
Um grande beijinho,
Maria Emília
FOTOS-SUSY disse…
OLA ANGELA, OBRIGADO PELA E O CARINHO...
FELIZ SEMANA CHEIA DE MUITA PAZ E AMOR!!!

BEIJOS DE AMIZADE...

SUSY
Sandra disse…
Ola amiga!
Sempre é tempo de se visitar.
Se vc. não levou ou pegou o seu selinho de 10.000 visitas passe lá.

Anda um tanto ocupada e agora com a cirurgia, não é fácil visitar a todos no mesmo dia. Mas mesmo assim te espero.
Com grande carinho
Sandra
Uma pintura intensa em texto forma,angel Angela,miga caríssima nossa,contundente na dicotomia das da vidas problemáticas,das atitudes que não nos conformamos de tomadas serem,como a solidariedade,a paz,a ética e a igualdade!
Bzu mãos suas,escriba de ponta!
Merci pela visita,oráculo dos girassois aberto estará para voce ad infinitum!
Viva A Vida Pessoa Linda!
Anônimo disse…
Há dias que me sinto também, um cansaço de tudo e nada ao mesmo tempo.
Angela, obrigada pela visita e lindas palavras que deixou. Convide-te para voltar e pegar meu selo comemorativo de 2000 visitas.

beijos e ótima semana
Eu disse…
Angela...
as vezes o cansaço nos toma...mas a vida não para nunca...
Adoro tudo que esse grande português escrevia...ele é fantastico!
Desejo uma ótima semana para você!
Um beijo carinhoso
RETIRO do ÉDEN disse…
Nesta tarde enevoada...
Muito bem escolhido este trabalho de Álvaro de Campos.

Quando esta situação me está a acontecer... primeiro ando feita barata tonta...mas depois com a ajuda de Deus vou "trabalhando o Elefante" a pouco e pouco e por muito grande que ele seja...conseguimos devorá-lo e não deixar que ele nos devore.

Abraço
Mer
José Lopes disse…
Somos muitos os que tudo queremos, e o cansaço por vezes surge, ou porque há impossíveis ou porque não sabemos onde procurar esse tudo.
Cumps
Cadinho RoCo disse…
O cansaço da alma é indolente e incisivo.
Cadinho RoCo
Jhacy disse…
Querida amiga, como o cansaço rouba as nossas forças, em alguns momentos...Mas sempre resurgirmos com forças suficientes para vencê-lo.
Beijos.
Passando prá deixar um bom dia e agradecer a visitinha e as palavras deixadas. Consinto com o que fala sobre a natureza do cansaço, e como! Mas uma hora, quando menos esperar, este cansaço te dará um cansaço.... uma preguiça, preguiZzzzz........ e aí você começará tudo novo, de novo e vai querer descansar deste cansaço de velhos enredos, se fatigando na tarefa de reinventar outros cansaços, também cotidianos, também cansaços, mas cansaços de cara descansada hehehe. E assim, vamos que vamos. Beijos meus.
Persida Silva disse…
Amiga Angela, venho te desejar um feliz dia e agradecer-te por tua simpatia e amizade demonstrada. Recebe um beijos amigo. Amiga
Persida
Daniel Costa disse…
Angela

Além de cumprimentar, a finalidade,
é de dar conhecimento haver no meu blog - amigos selinhos - mais um dedicado a todos os amigos, entre os quais te conto.

Daniel
Sonia disse…
Lindo post. Me identifiquei muito com ele. Sinto um cansaço que por mais que descanse parece não ser o suficiente. Tenho que estar sempre fazendo algo... coisas da vida. Mas sei que um dia encontro a minha paz, seja na praia ou na cachoeira rsrs
Muito lindo seu blog. Parabéns!
Agradeço por me seguir meu singelo blog. Serás sempre bem vinda!
Tenha uma iluminada semana!

Bjks

Fique bem.

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher Abstrata

EIS UM ÓTIMO DIA PARA CONTAR AS NOVIDADES.

O MUNDO É FEITO DE DIVERSOS TIPOS DE MULHERES...