DOUTORAS




Certo dia uma mulher foi renovar a carteira de motorista e quando lhe perguntaram qual a sua profissão hesitou. Não sabia bem como se classificar. O funcionário insistiu: “O que eu pergunto e se tem um trabalho.” “Claro que tenho um trabalho”, exclamou “SOU MÃE”.
“Nós não consideramos isso um trabalho. Vou colocar dona de casa”, disse friamente o funcionário.
Uma amiga soube do ocorrido e ficou pensando a respeito por algum tempo. Num determinado dia, ela se encontrou numa situação idêntica.
A pessoa que a atendeu era uma funcionária de carreira, segura, eficiente. O formulário parecia enorme, interminável e a primeira pergunta foi “Qual é a sua ocupação?”
Ela pensou um pouco e sem saber bem como respondeu -
“SOU DOUTORA EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL E EM RELAÇÕES HUMANAS.”
A funcionária fez uma pausa: e ela precisou repetir vagarosamente, enfatizando as palavras mais significativas.
Depois de ter anotado tudo, a funcionária ousou indagar;
“Posso perguntar, o que a senhora faz exatamente?”
Sem qualquer traço de agitação na voz, com muita calma explicou:
“Desenvolvo um programa a longo prazo, dentro e fora de casa”.
Pensando na sua família, ela continuou:
“Sou responsável por uma equipe e já recebi quatro projetos. Trabalho em regime de dedicação exclusiva. O grau de exigências é de 14 horas por dia, às vezes 24 horas.” Na medida em que ia descrevendo suas responsabilidades, notou o crescente tom de respeito na voz da funcionária, que preencheu o formulário com os dados fornecidos.
Quando voltou para casa foi recebida por sua equipe. Uma menina com 13 anos, outra com sete e mais uma com três. Subindo ao andar superior da casa, pôde ouvir o seu mais novo projeto, um bebê de seis meses, testando uma nova tonalidade de voz.
Feliz tomou o bebê nos braços e pensou na glória da maternidade, com suas multiplicadas responsabilidades. E horas intermináveis de dedicação…
“Mãe onde está meu sapato? Mãe me ajuda a fazer a lição? Mãe, o bebê não pára de chorar, Mãe você me busca na escola? Mãe, você vai assistir a minha dança? Mãe você compra? Mãe….”
Sentada na cama pensou : Se ela era Doutora em desenvolvimento infantil e relações humanas, o que seriam as avós?” e logo descobriu um titulo para elas: ‘DOUTORAS SÊNIOR EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL E RELAÇÕES HUMANAS.” As bisavós “DOUTORAS EXECUTIVAS SÊNIOR.” As tias “DOUTORAS ASSISTENTES.”
E todas as mulheres, mães, esposas, amigas e companheiras: “DOUTORAS NA ARTE DE FAZER A VIDA MELHOR, NUM MUNDO EM QUE SE DÁ TANTA IMPORTANCIA AOS TITULOS, EM QUE SE EXIGE SEMPRE MAIOR ESPECEALIZAÇÃO, NA ÁREA PROFISSIONAL - TORNE-SE UM (A) ESPECEALISTA NA ARTE DE AMAR”.
 Texto de autoria ignorada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher Abstrata

EIS UM ÓTIMO DIA PARA CONTAR AS NOVIDADES.

O MUNDO É FEITO DE DIVERSOS TIPOS DE MULHERES...